Portal de Notícias

Cirurgia para Tratamento da Arritmia

Cirurgia para Tratamento da Arritmia

O Instituto Nossa Senhora Aparecida (Insa) teve neste sábado (16) sua segunda cirurgia para tratamento da arritmia, em Umuarama. Considerado um sucesso, o procedimento foi realizado pelos médicos João Augusto Silva Brustulim e Gabriel de Abreu Silva, ambos de Londrina.

Eles enfatizaram a qualidade tecnológica do hospital e a parceria com os profissionais locais, que se destacam nacionalmente pela qualidade dos serviços prestados. “Estamos ampliando cada vez mais nossa rede de serviços, dispondo da mais moderna tecnologia a serviço da vida”, destacou o médico Eder Voltollini, médico da equipe de hemodinâmica do Insa.

A eletrofisiologia é empregada para tratar arritmias cardíacas que provocam batimentos anormalmente rápidos e não relacionados a emoções.

Pessoas que sofrem com essa comorbidade experimentam desconforto significativo, principalmente devido aos súbitos disparos do coração, que podem resultar em tontura, queda de pressão, dor no peito e, em alguns casos, complicações mais graves.
“O procedimento é pouco invasivo. Em vez de realizar uma cirurgia com corte no peito do paciente, utilizamos uma punção na veia da virilha, conhecida como veia femoral, para posicionar os cateteres dentro do coração. Dentro do órgão, esses cateteres conseguem mapear e localizar os pontos de arritmia, realizando testes para restaurar o ritmo cardíaco normal enquanto cauterizam os pontos que geram a arritmia no paciente”, explicou Silva.